728x90 AdSpace

­
  • Latest News

    2008-11-29

    A.I. - Inteligência Artificial




    Um casal que está prestes a perder seu único filho, resolve adotar uma criança-robô, mas de repente o filho deles, que estava congelado, recupera-se milagrosamente. Agora eles terão que conviver com uma situação que não esperavam.
    A. I. - Inteligência Artificial" (A.I. - Artificial Intelligence), é um filme dirigido por Steven Spielberg, num projeto em parceria com o cineasta Stanley Kubrick (que faleceu antes do início das filmagens), a partir de uma história do escritor Brian Aldiss. Participam do elenco o garoto Haley Joel Osment (de "O Sexto Sentido"), em outra excelente performance, e o jovem Jude Law (do drama de guerra "Círculo de Fogo"), além de Frances O´Connor, Sam Robards e o experiente William Hurt.
    No futuro, onde parte das terras foi inundada pela elevação do nível dos mares e andróides convivem com os seres humanos, um cientista resolve, após perder seu único filho, criar um robô com todas as características daquele - inclusive a capacidade de pensar e sentir.
    Na iminência de perder o único filho, doente e em estado vegetativo, o casal Harry e Monica Swinton adota o primeiro desses andróides. Após a resistência inicial, a mãe ativa os comandos que dotarão o robô da capacidade cognitiva e de sentimento que farão que este reconheça Monica como sua mãe. Ocorre, entretanto, que o filho verdadeiro recupera-se e, num acidente no qual David não tem culpa, é acusado de ser uma ameaça.
    Perigos desconhecidos ameaçam o pequeno andróide que, apesar de ser uma máquina, foi programado para agir e interagir com uma mente infantil, extremamente afetuosa. Monica, para que o pequeno não seja destruído pela indústria de reciclagem, abandona-o numa floresta junto com Teddy, um pequeno urso de pelúcia que pertencia ao filho de Monica (este urso também foi programado para raciocinar autonomamente). Após estar desligado durante anos, Monica introduz o dispositivo que o põe de novo em funcionamento. Na floresta, David e Teddy são deparados com um despejo de fragmentos de robôs, destruídos nas feiras de carne, organizadas pelas pessoas para destruir essas máquinas, pensando que estas vão dominar o planeta e ultrapassar a inteligência humana.
    Neste momento, David e Teddy encontram Joe, uma máquina em forma de adolescente, bastante musculoso, programada para prostituir mulheres verdadeiras. Joe fora enviado para a feira de carne, por ter matado uma mulher humana; porém este consegue escapar intacto.
    Na sua fuga, Joe, ao encontrar David e Teddy (estes também estão fugindo da feira), passam a ser bastante amigos. Teddy no entanto é perdido no meio da confusão da entrada da feira. Joe passa a acompanhar David em todas as suas aventuras, principalmente no sonho deste em tornar-se uma criança humana.
    Os dois partem para a Cidade Vermelha, um local completamente dominado pela alta tecnologia, onde fabricaram Joe. Aí eles vão ao Dr. Que Sabe, um supercomputador, equipado com fala e que responde a tudo que alguém queira saber. Porém, para que o programa se ative é necessário introduzir algum dinheiro, que se vai gastando à medida que o programa é usado. Dele obtém a informação de que um ser inanimado ganha a vida pela Fada Azul, da história Pinóquio de Carl0 Collodi.
    Perseguido, refugia-se dentro do transporte voador com Joe, com destino a Manhattan, o único local de Nova Iorque que escapara à glaciação. À chegada, coincidentemente, mergulha diante de um parque de diversões onde a motivação era a história do boneco de pau - justamente diante de um ornamento com as formas da almejada Fada Azul.
    Chegado a Manhattan, David encontra uma cópia fiel sua, que lhe afirma ser verdadeiro. David, pensando estar diante do seu protótipo, atira-o ao chão e pontepeia-lhe a cara, conseguindo-o destruir. Aí descobre que não passava duma máquina igual a ele. Aparece o Professor Hobby, que o acalma, explicando que é necessário fabricar mais máquinas como ele e, que não é possível que ele se torne numa criança de verdade.
    Sentindo-se triste david vai ate o parapeito do predio e se joga de la na agua mas joe mergulha com o helicoptero e o salva. e o leva para cima. mas ai a poliçia aparece e leva joe que diz para david: " quando voce crescer diga para as mulheres que eu existi. antes de ser levado aperta um botao e faz o helicoptero submergir. na verdade a fada azul era um brinquedo de um parque de diversoes que afundou na agua. ate que ele fica preso no helicoptero pedindo a fada azul que o tranforme em menino
    Aguardando a manifestação da Fada, o tempo passa, sem que nada ocorra. O tempo passa. Depois de 2000 anos toda a água converte-se em gelo, numa nova glaciação.
    Seres alienígenas, realizando pesquisas arqueológicas no planeta, sabendo que a raça humana não existia mais, procuravam por máquinas criadas pelos humanos, e por acaso, encontram e reanimam o pequeno robô e, com seus poderes mentais, concedem-lhe o último desejo: ter de volta a sua amada mãe, ainda que por um único dia.
    Os efeitos especiais são magníficos como já é de se esperar numa produção de Spielberg, destacando-se as cenas de uma New York inundada onde apenas os prédios mais altos estavam acima do nível do mar, lembrando um outro filme similar, "Waterworld", com grandes cidades totalmente submersas. A história do robô com sentimentos e que quer se tornar humano, no estilo do conto de fadas "Pinóquio", lembra também outro filme de FC, "O Homem Bicentenário", com Robin Williams e baseado em obra do escritor Isaac Asimov. E Spielberg sabe muito bem como contar uma história de entretenimento, a exemplo dos outros filmes de Ficção Científica que dirigiu, "Contatos Imediatos do Terceiro Grau" (1977) e "E.T. - O Extraterrestre" (1982), de onde percebe-se inspirações para esse "Inteligência Artificial". Ele abusou um pouco do sentimentalismo e o filme se arrasta em alguns momentos em seus longos 146 minutos, e certamente se Kubrick ainda estivesse vivo, com sua visão de um mundo decadente e com pouco espaço para conclusões otimistas e "felizes", o filme tomaria outros rumos. Mas, como cinema de entretenimento, a especialidade indiscutível de Spielberg, ele funciona bem e cumpre seu papel.
    Informações Ficha Técnica
    Estúdio: DreamWorks SKG / Warner Bros. / Stanley Kubrick Productions
    Distribuição: DreamWorks Distribution L.L.C. / Warner Bros.
    Produção: Bonnie Curtis
    Música: John Williams
    Direção de Fotografia: Janusz Kaminski
    Desenho de Produção: Rick Carter
    Direção de Arte: Tom Valentine
    Figurino: Bob Ringwood
    Edição: Michael Kahn
    Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic


    ElencoHaley Joel Osment (David Swinton)
    Jude Law (Gigolo Joe)
    Frances O'Connor (Monica Swinton)
    Jake Thomas (Martin Swinton)
    Sam Robards (Henry Swinton)
    William Hurt (Professor Hobby)
    Jack Angel (Teddy - voz)
    Ben Kingsley (Narrador)
    Chris Rock (Robô comediante - voz)
    Meryl Streep (Robô azul - voz)
    Ashley Scott (Gigolô Jane)
    Robin Williams (Dr. Saber - voz)
    Brendan Gleeson
    Daveigh Chase
    Clara Bellar
    Kathryn Morris


    Link Atualizados Download:

    Starchildrens Collector's Movies 
    É necessário cadastro para acessar o Fórum
    Fórum Star Childrens Collector's Movies » Ficção Científica » A.I. - Inteligência Artificial 2001
    Aviso Importante: Neste post, todas as informações (inclusive de arquivos, imagens, links, etc) foram coletados pela net e são direitos autorais de seus respectivos proprietários. Por favor, se você julgar que os créditos são seus e não dei os devidos créditos para você. Deixe um comentário diretamente, se você gostaria que retire o que é legitimamente seu.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 Comentários:

    Postar um comentário


    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    * Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    * Palavrões e Xingamentos são PROIBÍDOS;
    * Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    * Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    Esteja ciente das Regras gerais sobre os comentários já postadas
    OBS: Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

    Item Reviewed: A.I. - Inteligência Artificial Rating: 5 Reviewed By: Unknown
    Scroll to Top